Sobre macaca, macaca-de-auditório, macacal, macacão, macacar, macacarecuia, macacaria, macaco, macacoa*, macaco-adufeiro, macaco-aranha, macaco-barrigudo, macaco-cabeludo, macaco-da-meia-noite, macaco-da-noite macaco-de-bando, macaco-de-cheiro, macaco-inglês, macaco-japonês, macaco-narigudo, macaco-patrona, macaco-prego, macaco-prego-do-peito-amarelo e TI.

quarta-feira, abril 23, 2008

FISL 9.0

Juro que estava com preguiça de escrever, achei que ninguém estava interessado, mas como me cobraram (Jesus e Jânio) segue o que eu achei do FISL 9.0:

Ano passado o evento foi da FIRGS que fica um pouco afastado da cidade. Esse ano o evento foi na PUC, bem mais perto. O balcão para retirada da credencial foi dividido em filas pela inicial do nome. A fila de J-M estava enorme, Depois de quase uma hora na fila o sistema deu pau e a organização liberou a entrada. A tarde voltei para pegar a credencial e depois de mais meia hora de fila descubro que eu devia te pegado a fila dos R's. Mesmo de manhã não tinha fila nenhuma para os R's. Isso é que dar ter 3 nomes. Tem hora que até eu mesmo confundo.

Exceto por esse pequeno transtorno e pela inconstância da rede wifi, o resto foi muito bom. O clima é o mais legal da feira. Na área que fica concentrada os grupos de usuários, o pessoal fica esparramado pelo chão. Cada um com seu note. As palestras em geral foram boas. Assisti 18. Segue em ordem de preferência com um breve comentário sobre elas:

18 - Django para desenvolvimento Web - Christiano Anderson
Essa nem consegui acabar de ver, vários problemas técnicos aconteceram e o palestrante não consegui dar seu recado.

17 -Kernel Open Session - Theodore Ts'o
Esta foi uma sessão aberta de perguntas sobre o Kernel. Em alguns momentos eu boiei completamente.

16 - Enabling Real-Time Rich Internet Application with Apache Derby and Comet - Francois Orsini e Jean Francois Arcand
Essa começou legal, mas quando o segundo palestrante começou a falar tive dificuldades de entender seu inglês com sotaque francês.

15 - Desenvolvimento ágil de software com XP e Scrum - Guilherme Chapiewski
A sala estava lotada o que demonstra o grande interesse no assunto, mas faltou ritmo à apresentação. Tinha expectativa de mais visto que o autor mantém um ótimo blog que recorrentemente trata desse assunto.

14 - JBoss Drools: Mudando as regras do jogo - Fenando Meyer
A palestra foi legal, mas o tempo corrido não permitiu que o exemplo fosse devidamente explicado.

13 - Ganeti - Cluster-based virtualization management software - Micheal Hanselmann
O Ganeti parece ser bacana e ajudar bastante no gerenciamento, porém o palestrante só recomendou seu uso para aplicações mais leves.

12 - Firefox in Brazil and Beyond - Crris Hofmann
Foi legal ver o crescimento do Firefox. Apesar de não ser uma palestra técnica foi bem interessante.

11 - Open solutions for distributed systems development - Rodrigo Damazio
O cara mostrou alternativas open-source para os já famosos GFS e Bigtable. Legal!

10 - Memory Leaks in Java Applications - Different Tools for Different Types of Leaks - Gregg Sporar
Muito pertinente o assunto. Foram mostradas várias ferramentas que ajudam na identificação de memory leaks em Java.

9 - Kernel
- How to write a device driver - Kristen Accardi
A palestrante demonstrou a criação de um driver para controlar uns leds ligados na paralela. Até que não é muito complicado não!

8 - OpenOffice.org programmabillity - at a glance - Jurgen Schmidt
Eu já tinha sofrido uma vez que programei uma integração com o OpenOffice e a apresentação serviu para esclarecer algumas dúvidas que tinham ficado deste então.

7 - Sapos Piramidais, episodio XII: "Pontes" de PI. - Pedro Rezende
Juro que só fui nessa palestra porque achei o nome muito curioso. Valeu a pena. O palestrante é um professor antenado e fez um resumo dos movimentos políticos que aconteceram no mundo do software livre no último ano. Bem bacana.

6 - Modern Graphics in Qt - Andreas Hanssen
Apesar do foco ser o Qt o cara deu várias dicas importantes sobre a construção de interfaces gráficas. Os exemplos que ele mostrou em Qt eram espetaculares.

5 - Internet sob ataque - Sérgio Amadeu
Até concordo que o Sérgio Amadeu seja xiita, mas devo confessar que gosto das coisas que ele fala. A palestra estava lotada e acho que o tema que ele abordou (Empresas de infra-estrutura interferindo na camada de aplicação) é extremamente relevante.

4 - The Smalltalk Seaside Web Framework - Randal Schawartz
Fantástico. Foram apenas 35 minutos, mas tempo suficiente para já ter me feito instalar o Squeak.

3 - O Fantasma do Espectro - Sérgio Amadeu e Gustavo Gindre entre outros.
Fui um debate legal sobre o modelo de concessão de espectro. Gostei da idéia do Open Espectro.

2 - Large Scale PHP - Rasmus Ledorf
Apesar do tema ser “large scale” o cara falou muito de segurança de aplicações Web. Gostei muito dessa palestra.

1 - Fun and software livre! - Return of the Jedi! - Jon "maddog" Hall
O papai Noel simplesmente detonou. Já tinha o assistido outras duas oportunidade, mas nenhuma chegou perto dessa. Fui divertida e empolgante, o pessoal presente entrou em êxtase no auditório. “Parecia” um culto religioso.

Eu continuo sem entender...
Foi a maior concentração de macs que já vi. Você pode pensar: “Tudo bem, o macbook pro é o melhor hardware para se rodar Windows deve ser também o melhor para rodar o Linux”. Fiz questão de cada vez que eu via um mac dar uma olhadinha no canto superior esquerdo da tela. A maça sempre estava lá. Algumas azuis e na maioria das vezes pretas (geeks são early adopters!), não vi nenhum mac rodando outra coisa senão o OS X. Nada contra o OS X, que aliais é o meu OS preferido (depois do MCP), o fato e que eu continuo sem entender porque Apple pode?

O FISL 10.0 promete. Parece que vai ser no final de Junho. Pode ir se preparar para o frio.

Já ia me esquecendo das fotos.