Sobre macaca, macaca-de-auditório, macacal, macacão, macacar, macacarecuia, macacaria, macaco, macacoa*, macaco-adufeiro, macaco-aranha, macaco-barrigudo, macaco-cabeludo, macaco-da-meia-noite, macaco-da-noite macaco-de-bando, macaco-de-cheiro, macaco-inglês, macaco-japonês, macaco-narigudo, macaco-patrona, macaco-prego, macaco-prego-do-peito-amarelo e TI.

domingo, abril 15, 2007

FISL 8.0 - Algumas Considerações


Acabo de chegar da 8ª edição do Fórum Internacional do Software Livre que ocorreu entre os dias 12 e 14 de Abril em Porto Alegre, trago na bagagem um saldo positivo do evento, mas nem tudo são flores! Segue alguns comentários e ponderações.

1 - Dinheiro Também é Importante

Quando você participa de eventos de algum grande player de TI (Sun, IBM, Microsoft,...) a sensação que fica que só o dinheiro importa, que ali estão vendedores querendo empurrar vendas garganta abaixo dos técnicos. No FISL é diferente, parece que o dinheiro não é importante, grandes projetos, excetos os patrocinados pelo governo parecem não ter vez com SL.

2 - Um sentimento: Precisa de Ajuda? Seu projeto é grande? Esqueça!

Foi isso que eu senti conversando com o pessoal das empresas menores que estavam lá. Nenhuma me passou segurança que me levasse a pensar: "Legal esses caras! Se eu precisar de apoio já sei pra onde correr".

3 - Aquele que "Você-Sabe-Quem"

Isso eu achei engraçado, ninguém pronunciava o nome de nada relacionado com a Microsoft, era "Aquele Navegador" ou "Aquele Sistema Operacional", mas quando alguém chegava com a imponente maçã, todos ficavam de queixo caído e não se importando com o fato do OS/X ser proprietário. Outra coisa engraçada era a babação em cima do Google, apesar de contribuírem bastante com patchs para o Kernel, os caras protegem seus segredos a sete chaves e mesmo assim são tratados como verdadeiros heróis, é no mínimo incoerente essa relação. Teve também um palestrante que estava com vergonha do note que estava rodando Windows e resolveu colocar como wallpaper um monte de Tuxs, ele se desculpou várias vezes por estar usando Windows, disse que o note era emprestado, o único problema é que todos os screeshots da apresentação eram de Windows. Será que ele pediu o note emprestado também para fazer a apresentação?

4 - O Governo está fazendo bom uso do SL.

Bacana demais! O pessoal do governo em diferentes órgãos estão mandando ver em diferentes tipos de projetos e já colhem grandes resultados. Cito a Caixa(Sistema Lotérico) e o pessoal do Ministério do Desenvolvimento Social e sua API de geoprocessamento dentre os muitos exemplos de sucesso.

5 - A comunidade Java esta um passo a frente

Deu pra sentir isso, me pareceu que a comunidade Java está muito mais madura que a comunidade de software livre, claro que minha observação é baseada no universo de desenvolvimento e dos desenvolvedores. Seria melhor que eu tivesse dito que a comunidade de Java está mais madura que a comunidade de desenvolvedores de softwares livre. Quando digo "comunidade de desenvolvedores de softwares livres" não me refiro aos caras que criam softwares base, mas sim aqueles que utilizam esses como plataforma de desenvolvimento. Não entendeu ainda? Comparando um desenvolvedor Java com um desenvolvedor Python comum, o cara de Java parece estar mais preocupado com coisas do tipo escalabilidade, profilers, e testes que os de Python, ou talvez seja porque eles não precisem disso :-).

6 - O clima da feira é ótimo

Não tem como um lugar cheio de geeks reunido não ser bacana. Um monte de gente esparramado nos sofás com os seus notes implorando o servidor DHCP por IP na WLAN. Caras do Uruguai com o PC mais criativo que vi nesses últimos anos fazem valer o Chico Science e sua composição.

7 - Palestras Boas, Ótimas e não tão boas assim

Algumas que eu achava que seriam boas, não foram, umas que decidir assistir por acaso me surpreenderam. Outras muitas foram canceladas em cima da hora com o pessoal já dentro da sala (a de Rails e a de MySql). O tempo era muito curto quando a palestra era boa e interminável quando a palestra estava ruim.

8 - Aleatórias

Na sessão que discutia a abertura do código do Java( que alias, foi uma das coisas que mais gostei, não pela qualidade técnica, mas pelo formato) O Bruno Souza perguntou um carinha se agora que Java é livre se ele se sentia mais interessado em aprender Java, ele respondeu algo assim: "Claro! Agora que Java é livre tenho mais um incentivo pra aprender Java. Atualmente trabalho com VB... "

OLPC Rules

A Sun me pareceu à empresa grande mais empenhada em apoiar o SL e também o evento. Diferente da IBM que contratou umas atendentes pra ficar fazendo cadastros no DevelopWorks, no estande da Sun um monte de gente bacana, atendia pacientemente os pedidos de demonstração e de camisetas!

Desktops linux estão cada vez mais bonitos é fáceis de usar!

Essas considerações, se referem as minhas impressões sobre os 3 dias que passei no evento e limita-se principalmente no que diz respeito a "Desenvolvimento e Banco de Dados", talvez se tivesse visto o evento com os olhos de um SysAdmin ou mesmo através de Cases ou Filosofia essas considerações seriam diferentes.

Conclusão: Desenvolver em cima de SL Vale a Pena? Sim e muito! Sempre achei isso e continuo achando. O software livre é bom, apenas comunidade que desenvolve em cima de SL é que precisa amadurecer um pouquinho. Quem sabe no FISL 9.0?

Algumas fotos que tirei estão aqui.