Sobre macaca, macaca-de-auditório, macacal, macacão, macacar, macacarecuia, macacaria, macaco, macacoa*, macaco-adufeiro, macaco-aranha, macaco-barrigudo, macaco-cabeludo, macaco-da-meia-noite, macaco-da-noite macaco-de-bando, macaco-de-cheiro, macaco-inglês, macaco-japonês, macaco-narigudo, macaco-patrona, macaco-prego, macaco-prego-do-peito-amarelo e TI.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Nokia E62 - Review

Nokia e62

Comprei um SmartPhone da Nokia modelo E62 há pouco e tempo e compartilho aqui algumas impressões que tive tanto positivas quanto negativas. Espero que gostem.

Sistema Operacional

O E62 traz a versão S60 3rd Edition do Symbian 9.1. O pessoal seguiu na risca as regrinhas do Nielsen, a interface é altamente intuitiva e nem por isso deixa usuários avançados frustrados. Ela te permite um alto nível de customização e em poucos minutos o telefone fica a sua cara. Você pode, por exemplo, personalizar os ícones que ficam disponíveis na tela principal que é chamada de espera ativa. A primeira coisa que eu fiz foi colocar o ícone do GMail lá. Além disso, você pode deixar na tela principal as ultimas mensagens que você recebeu e os compromissos do dia.

O Symbian é um sistema operacional multi-tarefa real-time, ou seja, você pode executar vários aplicativos concomitantemente e alternar
entre eles de forma semelhante ao alt-tab do Windows. E é ótimo poder dar literalmente um ctrl+c/ctrl+v de um aplicativo para outro.


Tela

A tela é de 320x240 pixels com profundidade de cores de 24 bits. Inicialmente eu pensei em usá-lo somente durante a semana continuando a utilizar o meu t610 nos finais de semana, mas depois de acostumar com essa tela e duro voltar utilizar as telinhas dos telefones normais.


Teclado

O teclado do E62 é do tipo QWERT (esse nome é devido à seqüência de letras inicias dos teclados convencionais, repare só) e num primeiro momento eu senti certo desconforto para utilizar o teclado numérico que foi rapidamente superado quando eu descobri que bastava apertar duas vezes a tal tecla blue function para habilitar de vez o modo numérico. Outra coisa que achei legal é o teclado possuir teclas próprias para os caracteres “ç”,”~” e “´”.


Aplicativos

O pacotão que vem de fabrica é mais do que suficiente para a maioria dos usuários, inclui aplicativos para visualizar e editar arquivos do Office (Word, Excel e PowerPoint), Adobe Acrobat para ler PDFs, Real Player e um outro carinha chamado Music Player que juntos suportam os mais variáveis formatos de áudio e vídeo ( mp3, mpg4, rm, acc, 3gp e etc...)

Para instalar novos aplicativos é moleza, bastam dois cliques em qualquer arquivo sis ou jar no PC para o software na Nokia entrar na jogada e instalar no telefone. Já instalei o Putty para fazer conexões SSH e Telnel e um cliente do VNC para controlar minha maquina remotamente. Todos rodaram sem problemas. Também instalei uns emuladores de Nes, SNes e de GameBoy, mas removi porque se tratava de trials e também porque o som ficou travando. Ah ele também suporta MIDP 2.0.


Conectividade

O E62 se comunica através de bluetooth, infrared ou cabo mini USB. Muitas pessoas reclamaram que ele não da suporte a WI-FI como no E61. Eu ainda não senti falta já que não tenho rede wireless em casa ou no trabalho, mas imagino que eu ainda vou sentir. Outra coisa é que os modelos vendidos pela Claro vêm com um recurso chamado Passagem de IP desabilitado, esse recurso te permitiria pegar um IP da sua rede através de bluetooth ou da conexão via cabo. Acredito que esse “inconveniente” pode ser resolvido através de atualização no firmware.

Nem tudo são flores: Fone de Ouvido, Despertador e uma Camerazinha não faz mal a ninguém

O despertador incorporado ao relógio é medíocre! Você não pode escolher os dias da semana que você quer que ele desperte, além disso, não é possível configurar o alarme para que ele fique recorrente. Outro problema é o fone de ouvido. Ele veio com um fone mono com microfone integrado que é útil para fazer ligações, mas pra escutar MP3 é um desastre só, ai você pode pensar: É só comprar um foninho stereo e colocar no lugar, né não? É sim, porem o modelo que ele suporta é um tal de HS-47 que eu não ainda consegui achar nem por reza brava nas lojas aqui do Brasil. Algumas pessoas estão usando o fone do Treo nele com sucesso, mas eu não arrisco comprar um sem ver funcionando antes. Finalmente ele não tem câmera, a justificativa e que ele é voltado para o mercado corporativo (o “E” do E62 significa Enterprise) e muitas empresas proíbem a utilização de dispositivos com câmeras. A desculpa é boa, mas convenhamos não faria mal uma camerazinha qualquer.


Conclusão

Exceto por esses pequenos detalhes do fone e do despertador só tive surpresas agradáveis. Além dos recursos pontuados acima ele ainda oferece e-mail (pop3/imap/exchange/push), slot mini SD e não chega a ser nenhum trambolhão podendo inclusive ser carregado no bolso. Aproveite que ele está no mercado com um ótimo subsidio e compre um, você vai gostar.